Estava, obviamente, no boteco com minha prima e uns amigos no dia 30 de dezembro de 2010, em Balneário Camboriú, quando entramos no assunto promessas pra 2011. Todo mundo tinha alguma resolução: "perder 5 kg", "começar academia", "parar de beber", "trocar de emprego", "estudar mais", "mudar de vida", "trabalhar menos"... Todas promessas normais, até que alguém soltou: "trocar meu namorado por um cara realmente gato pra parar de me incomodar". Todos nos olhamos e um silêncio atingiu a mesa. Ninguém movia um músculo até que uma santa alma perguntou:
"Espera aí, mas se você trocar ele por um cara gato, não vai se incomodar MAIS?"
Ela olhou seriamente, tomou o último gole da cerveja e soltou:
"Queridos, vocês já perceberam que mulher bonita quase nunca trai? Ela pode estar namorando o maior imbecil do mundo, aquele idiota com cara de cavalo e penugem de camelo que a faz sofrer toda noite e o Brad Pitt pode chegar com flores e oferecendo um jantar a luz de velas mas ela não trai. Então homem deve ser a mesma coisa."
Alguns protestos, algumas risadas, alguns goles e o assunto foi esquecido, e não foi porque o namorado em questão saiu do banheiro, mas porque alguém teve a brilhante idéia de conciliar as opiniões com um 'se é pra sofrer com homem feio, melhor sofrer com homem bonito'. Porém fiquei remoendo o assunto a noite toda na minha cabeça.
A principio é uma teoria que não faz muito sentido especialmente se você, como eu, é adepta da filosofia do "quem vê cara não vê coração" e "o que conta é a beleza interna". Mas analisando mais afundo TODOS os homens que partiram meu coração (e não foram poucos) não se encaixavam em um padrão de beleza física, digamos, comum. Eram feinhos (sendo beeeem legal com eles agora). Não eram grandes "pegadores". E o segredo está realmente nisso!
Homens bonitos e pegadores estão acostumados com a atenção da mulherada. Se vão pra balada ou pra qualquer lugar o sucesso é garantido. Homens um pouco menos providos de beleza física já tem que ralar mais pra conseguir encontrar uma garota que veja como eles realmente são, lindos por dentro. E só por dentro, muitas vezes.
Ok, mas por que isso te faz crer que um homem bonito possa trair menos que um homem feinho, você pode perguntar. Bem, porque quando ele gostar de alguém vai se impressionar menos quando uma garota der encima dele. Simples. Já o feinho vai começar a achar que está com a bola toda quando uma outra qualquer se interessar por ele, mesmo que ela seja mais feia e menos interessante do que a namorada atual. O que conta é que agora existem DUAS mulheres a fim dele, meu Deus, o mundo é dele! E isso começa a fazer com que o feinho queira conhecer esse "mundo" maravilhoso e cheio de garotas que o desejam. E acabam magoando uma garota legal, que se interessou por ele pelo que ele realmente é. Parece crueldade, eu sei, mas a verdade é que analisando com as minhas amigas, todas nós já perdemos aquele cara que ninguém queria e que nós achamos que não nos abandonaria, pra alguém menos interessante e ainda ficamos com um baita coração partido, enquanto caras bonitos foram realmente legais com a gente, nos trataram bem e na maioria das vezes nós demos o pé na bunda final, mas a amizade com o gatinho continua até hoje.
Antes de me matarem, eu sei que existem exceções! PRA TUDO EXISTE UMA EXCEÇÃO. E se alguém tiver outra explicação pra essa repetição tão constante com tantas mulheres diferentes, por favor, nos ajude, estamos em busca dela. Ou você acha que a gente curte simplificar as coisas a um simples "se você trai, você é feio". Mas devo admitir que a conclusão agrada tanto o ego ferido quanto nos liberta um pouco, além de ser bem engraçada.
Portanto, pra 2011, usando as palavras da minha amiga, se é pra sofrer com o feinho, vou sofrer logo com aquele gato! Vai que as coisas mudam?