domingo, 9 de janeiro de 2011

I get by with a little help from my... Friends?

O post de hoje tem um tom de auto-ajuda verídico, é um relato sobre como eu descobri o poder que nós mesmos temos quando resolvemos admitir as mudanças e abraçar as sombras.

Uma vez um amigo me mostrou uma música que estava escrevendo, falava sobre como nascemos sós e morremos sós.  A música era linda, mesmo sendo um pouco pessimista, e eu realmente espero que ele tenha terminado ela, não só por seu valor artístico, mas pelo valor filosófico que só agora pude compreender.

Depois de um longo tempo trancada na minha masmorra saí com minhas melhores amigas, o bar era ótimo, lotado, barulhento, animado, a banda era boa, a companhia agradabilíssima, nada podia dar errado, certo? Exceto que...  eu me senti mais sozinha do nunca em toda a minha vida.  Lá estava eu fazendo algo que sempre adorei, com as pessoas mais legais que já conheci e tudo que eu queria era fazer parte do momento.

Por que isso acontece? Por que esse fato pessimista acontece?

Mudamos o tempo todo, mudamos muito rápido, mudamos tão rápido que as vezes nem percebemos que alguma mudança ocorreu de fato e insistimos em tentar manter a nossa vida exatamente como era, até mesmo quando percebemos essas mudanças. Mesmo quando somos forçados por situações extremas como perdas, doenças, medos concretizados, (...), a reconhecer essas mudanças, preferimos ignorar tudo na tentativa de permanecer na nossa zona de conforto, de tentar levar nossa vida exatamente como ela era.  E aí nos vemos na famosa sala cheia de gente e nos sentimos completamente sozinhos no meio da multidão.

Como prevenir? Como acabar com essa sensação que chega a ser negativa? Bem, você não consegue. Eu poderia simplesmente ter saído dali e ter inventado uma história pra mim mesma sobre como as minhas amigas mudaram, sobre como a balada mudou, sobre como estou velha e acreditem, por um momento todas as desculpas do mundo estavam lá pra evitar esse confronto com a realidade, mas eu fui verdadeira e aceitei que as mudanças tinham ocorrido comigo. Então, a caminho do ponto de táxi, realmente sozinha, me senti completa novamente, pela primeira vez em meses me senti realmente eu novamente. Isso aconteceu porque fui verdadeira, admiti os problemas, aceitei as mudanças na vida, abracei minhas sombras e escolhi seguir em frente.

Então sim, é verdade que minhas amigas são maravilhosas, que amo sair com elas (hoje nos divertimos muitos depois que eu havia me aceitado), que elas realmente me ajudam, mas a verdade é que amigos podem tentar te ajudar o quanto quiserem, se você não estiver disposto a SE ajudar, se aceitar, nada, absolutamente nada, vai mudar. Você vai continuar trilhando um caminho auto destrutivo.

Se o contrário acontecer, se aprendermos a aceitar as mudanças, as pedras e os tropeços, se aprendermos a perdoar os outros e a nós mesmos, seremos capazes de realizar grandes coisas. Seremos capazes de levar projetos até o fim sem sofrimento. Tornar o impossível, possível. Então sim, no fundo você está sozinho, porque tudo só depende de uma pessoa: VOCÊ MESMO.

Agora levanta da frente desse computador e vai fazer alguma coisa útil com a sua vida. Ela é curta, cheia de pedras e você não tem mais tempo a perder, realizar alguma coisa só depende de você. Mas antes deixa um comentário? =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário