segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Algemas pra que te quero...



"Se você vai ao cartório para se casar, é porque não confia. Confia mais no cartório, na polícia, na lei do que no amor."
Osho


O último post do blog realmente me deixou emocionada pois recebi de uma leitora um e-mail dizendo que a parte que falava sobre liberdade estava ajudando a salvar seu casamento. Por isso eu, solteira convicta, decidi escrever esse post, pra falar justamente sobre AMOR E ALGEMAS.

Você pode estar neste momento pensando: "o que uma pessoa que sequer considera um compromisso sério como o casameto tem a dizer sobre o assunto?". Bem, posso ser solteira mas convivo com meus pais (muito bem) casados há 26 anos, com a maioria dos meus amigos amarrados, e meu ouvido já virou pinico pra muita DR (DR = Discussão de relacionamento). Também não estou tentando dar uma opinião profissional nesse assunto, apenas uma certa ´luz pessoal´.

A frase que coloquei logo no início me fez pensar em muita coisa. A primeira é no AMOR, essa coisa que nos tira o chão, que nos faz raciocinar feito macacos. Segundo os cientistas o amor não passa de uma combinação de estímulos nervosos e química cerebral que nos faz SENTIR. Pode até ser, mas pra quem vê o mundo com o coração acima da razão, o amor é a prova maior de que podemos nos importar, sim, mais com outra pessoa do que conosco. Amar incondicionalmente (que pra mim, é a única maneira de amar) é querer o bem daquela pessoa acima de tudo, mesmo que o melhor pra ela seja se afastar de você. Eu sei que parece loucura e altruísmo inatingível, mas esse é um relato de alguém que já experimentou o amor incondicional, e que sabe que as vezes "deixar ir" significa mais do que fazer a coisa certa. Significa que parte de você contribuiu pra felicidade de quem você ama. E esse sentimento(a princípio duro e sofrido) não tem preço, só vai te trazer alegrias futuras.

Mas felizmente nem todo amor significa "deixar ir", mas sim estar perto, ter seu próprio amor retribuído. E é aí que entra a frase mais piegas e verdadeira que eu já ouvi: "Quem ama, confia". E CONFIANÇA é a base pra qualquer relacionamento saudável. Sendo assim, se você ama e confia, dá a LIBERDADE que a outra pessoa precisa. Liberdade não quer dizer deixar que ele(a) faça o que quiser da vida, saia de traindo, mesmo porque traição não está nos planos de quem realmente ama. Liberdade significa que cada um precisa ter seus momentos, seu direito de ir e vir quando bem desejar, seu direito de ser quem realmente é, sem precisar mascarar traços da sua personalidade só pra agradar o outro. E vamos falar a verdade, todo mundo é único, diferente e todo mundo realmente necessita de um tempo sozinho, fazendo as coisas que gosta.

Ok, já falamos de amor, confiança, liberdade. E onde entra o CASAMENTO nisso tudo? Essa é a pergunta que eu também me faço. Se você ama alguém precisa realmente de um papel pra provar isso ao mundo? Ou melhor, pra que provar alguma coisa pra alguém além de si mesmo? Se vocês atingiram todos esses estágios citados acima, aceitaram as diferenças um do outro, descobriram que o amor que sentem é incondicional, um pedaço de papel ou uma aliança no dedo não vai fazer diferença alguma. As mais românticas vão dizer que a cerimônia, o simbolismo, blá blá blá... Pra mim isso é insegurança, e insegurança não faz parte de quem ama. Meus pais assinaram um papel só pra que eu tivesse direito a herança caso um dia eles se separassem (naquela época as leis eram diferentes) e vivem muito bem até hoje, sem anel... Sem pressão... Só na base da confiança, do apoio. Claro que eles discordam, claro que eles discutem, mas no final um está lá pro outro. E é isso que realmente importa, poder contar com alguém no fim do dia.

E pra terminar, e se o amor acabar? Se acabar não era amor, porque amor não termina, se transforma. E essa transformação pode servir pra unir mais vocês ou pra que cada um leve em consideração o tempo que viveram juntos e sigam seus caminhos separados, mas a verdade é que sempre vão carregar aquele sentimento de carinho um pelo outro. Como meus avós, separados há mais de 30 anos e todo fim de semana um conversa com o outro pra saber como vão as coisas, se preocupam com a saúde, com a felicidade do outro, só sabem que viver juntos não vai fazê-los felizes, porque o amor se transformou em uma grande amizade. Aliás, no papel eles são até casados, porque o papel é só um papel. E eles são humanos. Todos somos.

Sem mais delongas, digo: Não tenham medo de se entregar, de amar, de sofrer, de chorar, de rir, de abraçar... Sentimentos fazem parte da vida, e a vida a gente vive intensamente, a cada momento. E se tiver alguém ao lado pra compartilhar, melhor, se não, aproveite a solidão e saia em busca, experimente, sonhe.





10 comentários:

  1. Me deu vontade de fazer um blog chamado "Celular de Homem"...Rsrsrsrs...PARABÉNS PRI, MINHA NAMORADA VAI GOSTAR, É A CARA DELA.É muito interessante ler suas opiniões...Dá um roteiro de uma comédia romântica.Bjos e...Posso ver a bolsa?RSRSRSRS

    ResponderExcluir
  2. Mto interessante sua maneira de pensar, concordo em partes.
    na Minha concepção aliança não quer dizer insegurança, claro que para alguns significa isso, no meu caso e a presença constante de alguém que eu amo, e baixar os olhos e ver que vc terá alguém te esperando em casa pra te abraçar beijar a testa e dizer como foi seu dia.
    Nesses 6 anos de casados fui "oficializar" neste ano, depois de 6 anos, simplesmente pq o momento pedia, a nossa união, o que passamos, e dizer ao mundo que embora todas as dificuldades nos estaremos juntos unidos.
    Faz sentido o que disse, mas tbm não faz, fica a entendimento de cada um...

    ResponderExcluir
  3. O casamento é, desde o início, uma instituição religiosa. Nós viemos de uma cultura onde o casamento já foi utilizado até como moeda de troca.
    Acredito que ter alguém ao seu lado é sempre importante, mas o casamento na realidade não é assim tão necessário. Apenas, como bem disse, para mostrar ao mundo.
    Acreditar em algo tão banal como a confirmação do amor através do casamento significa que ateus e agnósticos nunca poderão viver em uma união muitas vezes mais significante do que um casal de religiosos?

    ResponderExcluir
  4. Acho que se uma pessoa é tão legitimamente feliz, ela não precisa fazer disso um show.
    Pura insegurança, mentindo pra si mesmo e para os outros.

    Por outro lado, acho que filhos são um legado para se levar a sério, e as vezes no ambito civil, é interessante uma união legal, independente se for um casamento ou outro tipo de acordo.

    Quanto a parte do... 'simplesmente deixe ir'.
    Acho que pra entender esse ponto, só alguém que já amou a ponto de perceber que você é algo que impedede a felicidade da pessoa.

    "I know someday you'll have a beautiful life, I know you'll be a star... In somebody else's sky, but why, why, why
    Can't it be, can't it be mine?"

    beijos pri... lov u.

    ResponderExcluir
  5. muito bom o texto,disse tudo nele :)
    Paarabééns pelo blog,tá muito bom !

    ResponderExcluir
  6. Concordo perfeitamente! No meu caso, o sonho é ter um papel, mas so pq nao posso ter um papel e nao tenho direitos reconhecidos. Não para provar amor. Aliança eu acho legal, (mas no meu outro casamento nao quis usar). Hoje uso e feliz, nao sei simbolico eu acho. Agora liberdade isso sim, respeito, respeitar a individualidade. Somar a outra pessoa. Isto é lindo. E nao é quem ama confia nao, é para amar, tem q confiar. Se nao é negativo. Meus avos e meus pais sao separados como os seus (looogico sao os mesmo avos kkkk). Mas aprendi mto cedo como conviver com o fim das coisas de maneira linda. LEAL! Parabens! Esta cada vez melhor!

    ResponderExcluir
  7. belo texto, como tudo que vc escreve... só digo uma coisa: esse negócio de amor não é pra mim. só tenho que aprender a conviver com isso...

    bjos

    ResponderExcluir
  8. para acrescentar e reforçar a frase de Osho "Se casamento fosse bom, nao precisaria de testemunhas"
    E para completar um dos trechos do livro Alternativas de Relacionamento Afetivo (DeRose):
    "Todos traem, todos sabem, todos negam, todos fingem que acreditam. E assim caminha a Humanidade, aos trancos e barrancos, em direção a um nível maior de lucidez e de honestidade que deve estar em algum lugar lá no fim do tunel. Tudo o que buscamos é a felicidade. No entanto, nada pode ser mais contrario a felicidade que os constantes embates entre parceiros afetivos, os quais se verificam em praticamente todos os relacionamentos. Basta ver alguem chorando e poderemos apostar que a pessoa em questao está nesse lamentável estado emocional justamente por causa de quem deveria ser a fonte de sua felicidade. Então, há algo erado aí. Há algo equivocado no conceito de relacionamento afetivo"

    ResponderExcluir
  9. Pri... parabêns... olha sem comentários, vc disse tudo ... exatamente tudo hahaha .... bjinhos

    ResponderExcluir
  10. O texto,fico muito boom,disse tuudo,que nem precisa mais do meu cometário aqui ,a não ser pra fala que fico bom ! hduashdash

    ResponderExcluir