quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Saudade

O dicionário define "saudade" como "recordação suave e melancólica de pessoa ausente, local ou coisa distante, que se deseja ver ou possuir. Nostalgia." 

Nós, falantes da língua portuguesa, aprendemos o conceito dessa palavrinha bem cedo, e ela nos parece tão comum e banal que chegamos a esquecer que somos os únicos a utiliza-la desta maneira, somos os únicos a ter uma palavra capaz de definir esse sentimento de ausência. Mas só aprendemos o verdadeiro significado desta palavra tão linda e ao mesmo tempo tão cruel com o tempo, a maturidade, a perda e a distância. 

Saudade não se conhece desde o nascimento, se adquire a medida que conhecemos o apego, o carinho, o amor por algo ou alguém. Saudade aparece quando nos deparamos com o passado, sempre cor-de-rosa, dos nossos sonhos ou quando nos deparamos com a morte.

Quem diz que a saudade é abstrata é porque nunca a encontrou de verdade. A saudade é doce e melancólica mas é também o único sentimento capaz de abrir um rombo incurável no peito, secar a garganta, fazer sumirem as palavras, forçar o surgimento das lágrimas e também dos sorrisos. É a saudade que te faz suspirar, desejar que o tempo passe mais rápido, te faz ser incapaz se conter dentro de si mesmo. Por causa da saudade você quer ser capaz de voar livremente, sem limites de tempo e espaço, pra momentos que te marcaram. 

Saudade não é doença, mas também não tem cura, não importa o que você faça, uma hora ou outra ela volta a aparecer. E te toma por completo, sem ver sexo, cor, credo, classe. A saudade é democrática e dual. Inspira, mesmo que te faça sofrer.

Escrevi tudo isso só pra dizer pra minha amiga Priscilla (é só uma coincidência de nomes) e pra quem mais precise ouvir isso, que é na perda que a gente encontra a força pra se tornar uma pessoa melhor. É na distância que construímos os sentimentos mais mágicos. E é na lembrança que nos apoiamos quando todo o resto faltar.

E os Beatles foram bem sábios quando cantaram "I get by with a little help from my friends". 

Um comentário: