quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Eu fiz Enem e sobrevivi!

Hoje eu estava pensando sobre as muitas injustiças do mundo... Eu jurei pra mim mesma que não iria criticar o ocorrido, mas...

No fim de semana estudantes de todo o Brasil entraram nas salas de aulas prontos para fazer a prova do Enem, necessária para ingressar nas melhores universidades federais hoje em dia no Brasil, e eu estava entre eles. Diferente da maioria eu me preparei somente durante seis meses, os seis meses em que considerei mudar de carreira, e esse fim de semana foi apenas um resquício desse passado recente. Porém muita gente ali investiu tempo, dinheiro e força pra fazer um bom trabalho. Essas pessoas levaram o teste a sério e é uma pena (e uma vergonha) que os elaboradores não tenham levado essas pessoas a sério. Porque realmente não levaram.

Eu não tenho mais interesse de ingressar em uma universidade a não ser que seja pra concluir um mestrado, fui fazer a prova meramente pra incentivar meus primos que ainda estão em fase de estudos e porque eu já tinha feito a inscrição quando pensava em cursar medicina, portanto não estou olhando para o exame me sentindo injustiçada porque acho que fui mal. Pelo contrário, a meu ver a prova estava até bem básica. Mas penso em quem estudou o ano todo e na hora H encontrou o gabarito invertido, questões faltando na prova amarela e um grande descaso por parte da organização. Descaso e despreparo.

Na sala em que eu prestei a prova nos informaram que deveríamos ignorar a inversão dos índices do gabarito. Já na sala em que meus primos prestaram a prova foram informados para inverter as respostas. Qual era a maneira certa de preencher o gabarito? Até agora nenhum de nós descobriu. Mas o que mais me deixou indignada foram as respostas do ministério da Educação no twitter. Entre elas esta:

 ACS MEC 

Alunos q já "dançaram" no Enem tentam tumultuar com msgs nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los.


E...
 ACS MEC 

"Relatos de má orientação sobre troca de cabeçalhos foram poucos. Pág. do requerimento p/ correção invertida vai ao ar na 4ª feira" 


(WTF??? TODO MUNDO COM QUEM EU CONVERSO RECLAMA QUE ESTAVA MAIS PERDIDO DO QUE CEGO EM TIROTEIO, PRA NÃO DIZER COISA PIOR)

E...
 ACS MEC 

Reitores declaram apoio ao Enem e veem no exame a forma mais adequada de seleção 


Pelo amor de Buddha! Dizer que o Enem é a forma mais adequada de seleção para um aluno ingressar na universidade é a mesma coisa que dizer que um arquiteto está apto a realizar uma remoção de fígado! 

Pra começar eu comparo a realização do teste a uma prova de resistência do Big Brother, algo parecido com tortura. Não porque fosse difícil, mas por causa das condições em que ela foi aplicada. A primeira coisa que me incomodou, e incomodou muita gente, foi o fato de perder a noção do tempo. Sim, perdemos a noção do tempo porque na sala não havia sequer um relógio e ao contrário de TODOS os vestibulares que eu prestei nos meus 26 aninhos de vida (a proposito, com excessão do primeiro vestibular que prestei em 2001, fui aprovada em todos os outros, não falo isso pra vontar vantagem, só pra mostrar que não estou reclamando porque não estudo o suficiente) os fiscais não anotavam o horário no quadro de tempos em tempos. Ah, e relógios são expressamente proibidos, até aquele modelinho básico de ponteiros como o do Robert Langdom. A segunda coisa foi o falatório. No primeiro dia de prova os fiscais não paravam de invadir a sala e dar um recado repetido sobre os cabeçalhos trocados, as provas amarelas... Quando você pensava que poderia começar a se concentrar na prova... Bang! Alguém entrava e repetia a mesma ladainha de "aproveitem a prova ao máximo, respondam tudo o que puderem, alguém vai fazer alguma coisa a respeito dos erros...". Ou será que eles achavam que alguém ia ser idiota a ponto de deixar a prova em branco por causa de um erro de impressão?

Minha opinião sobre o assunto? Abolir o Enem. 

Antes que alguém me atire 4 pedras eu explico! Ter um único vestibular pode até ser uma utopia bem interessante mas é desleal, injusto. Não só porque a instituição que elabora as provas ou a gráfica ou quem quer que seja cometa erros, mas porque seres humanos infelizmente são movidos por sentimentos negativos mais frequentemente do que por sentimentos positivos. Infelizmente aquela propaganda de cigarros da década de 70 que alguém dizia que queria levar vantagem em tudo fez tanto sucesso que ainda faz parte da mentalidade brasileira. Ou você realmente acha que o conteúdo dessas provas não vazaram nos recantos mais longínquos deste planeta? Eu não estou dizendo que isso não possa acontecer em um vestibular de uma instituição qualquer. Pode. Mas controlar 3 mil inscritos é bem mais fácil do que controlar os estudantes de um país inteiro. Até hoje eu não entendo porque mexer em um time que estava ganhando.

Uma prova única significa uma só chance de ingressar na universidade, enquanto que se cada universidade elaborar sua própria prova, são mais chances de cursar um curso superior, porque vamos falar a verdade sem hipocrisia, todos já passamos por isso, sabemos que aos 18 anos a vida não é exatamente um mar de flores e temos a tendência a ter mais dias ruins do que bons. E fazer vestibular em um dia ruim é perder a batalha na certa. Se é pra abolir o vestibular, então que seja abolido por completo. Que cada instituição crie suas próprias regras. Porque criar o Enem foi simplesmente criar mais um motivo pra confusão, estresse, desentendimento e pressão.

Eu fiz o Enem e sobrevivi, mas será que o Enem sobrevive há tantas críticas e descaso?


***

Noticias de última hora...

Nosso respeitável presidente defendeu o Enem em Moçambique e no link a matéria completa. (SOMOS PALHAÇOS???)
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/na-africa-lula-volta-a-defender-manutencao-do-enem

Um comentário:

  1. Nossa,concordei com tudo,esse sistema do enem é uma droga,deveriam tira isso de uma vez ,o povinho é muito desorganizado pra isso,alem de ser sacanagem o que fizeram,a gente fico igual idiota fazendo a prova,pra NADA ¬¬

    ResponderExcluir