segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Saudades da copa do mundo...

Eu quero muito acreditar que o brasileiro é responsável, que já não merece mais a fama de malandro e de quem empurra as coisas com a barriga. Quero acreditar que o brasileiro é consciente. Eu quero... Mas ao contrário da filosofia do "o que eu quero eu vou conseguir" eu realmente não consigo.

Ontem quando as urnas começaram a ser apuradas eu suspirei aliviada porque não importa qual fosse o resultado, estaria tudo acabado. Nada mais de insultos. Nada mais de ofensas públicas. Nada mais de polêmicas fúteis que só fazem atrasar o país em vez de melhorá-lo. O horário político só voltaria daqui dois anos. Grande engano. A Dilma me tirou do chão. Não porque ela ganhou, isso já era mais do que certo, mas porque os petistas ficaram insuportaveis. Gente que nunca vai chegar perto do planalto central arrumando briga na rua e gritando "chupa tucanos" (notem que a concordância da frase é perfeita!). Isso é uma prova de que o comportamento dos políticos afeta sim o comportamento do eleitor. Ou pseudo-eleitor, já que nesse caso 30% dos brasileiros não foram as urnas em função do feriado.

Isso é preocupante. Em que tipo de país vamos viver nos próximos 4 anos? Em um país dividido pela rivalidade e sem educação? Não estou defendendo que José Serra seria uma escolha melhor, longe disso, a campanha dele foi tão dura e ofensiva quanto a da Dilma, na verdade acho que o erro começou lá no primeiro turno, mas gente isso não é um jogo de futebol que acaba em pancadaria.

De fato o Brasil só vai crescer quando aprendermos a pensar JUNTOS, isso quer dizer que independente de partidos políticos, líderes ou lados escolhidos, no fim, todo mundo quer a mesma coisa: O MELHOR PRO POVO COMO UM TODO. E eu não estou falando que isso tem que vir só dos governantes, claro que eles devem dar o exemplo e parar com os "barracos", mas nós, cidadãos brasileiros, podemos ter a decência e a educação de respeitar as escolhas do outro. RESPEITO é a palavra.

O voto é secreto, não digo em quem votei ou se votei em branco, mas digo em quem não votei, na presidente eleita. Não porque ela é petista, porque é mulher ou porque não tem experiência mas por uma simples razão: dizer que o país vai bem é ser otimista demais, em nenhum governo foram descobertos tantos casos de corrupção e tão pouco foi feito pra solucionar o problema. Quem roubou ainda está com o dinheiro, passou uns dias na cadeia e está levando a vida normalmente.  E se eu estou insatisfeita e quero que as coisas MUDEM eu não vou votar na mulher ATRÁS do homem, porque foi isso que a Dilma mostrou ser durante toda a campanha. 

Será que pior do que tá não fica? Medo...

Enfim, mas esse post não é pra discutir política, isso foi uma breve expressão dos meus sentimentos e inseguranças e se ela fizer um bom governo eu volto aqui e me retrato, não tenho medo de reconhecer que julguei mal ou estava errada. A verdadeira razão desse post é pedir que a gente reflita sobre o nosso comportamento diante de derrotas e vitórias, diante de futuras campanhas. É que a gente aprenda que se todo mundo fizer um pouquinho temos uma grande chance de construir um Brasil melhor, independente de quem está no poder, termos uma vida melhor, com a consciência tranquila e muito respeito pelo próximo. Afinal, nosso objetivo é o mesmo pregado por Dimas, Serras, Marinas... Nosso objetivo é a EVOLUÇÃO.

E é por isso que eu estou com saudades da copa do mundo, a única época em que o povo brasileiros da as mãos e torce unido por um objetivo comum. Será que a gente consegue canalizar toda essa energia pra outras áreas?

Um comentário: