quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Surpresas e falta de tempo

É com pesar que começo a escrever este post, no sexto dia do mês, como já virou uma tradição, mais uma pessoa querida passa para o outro lado. Hoje o mundo, pelo menos o mundo da carne, perdeu um poeta, um ator fantástico, um incentivador corajoso e um amigo daqueles que você pode passar meses sem ver, mas vai te receber de braços abertos. Assim era Claudio Bettega, um homem de coração gigantesco, que vai nos deixar cheios de saudade desse lado. Let it be. Amanhã todos nos encontraremos em uma grande festa homenageando Baco, regada a vinho (sangue de cristo), música e cheia de atores a interpretar seus papéis..  Mas hoje o que nos resta é lembrar como esse homem foi capaz de tocar nossas vidas. A minha, por exemplo, foi em 2007, quando estava quase desistindo de fazer "O Beijo das Orquídeas" e ele, com seu jeito amigo, cheio de carinho pra dar, ofereceu o ombro. Não faltou a uma apresentação. Se desmanchou em elogios, mesmo vendo (e eu sei que viu) todas as falhas. Nunca julgou mal. Por isso, hoje, eu digo: obrigada, meu amigo.

Não sei por quanto tempo ainda a página vai ficar no ar, mas este é o link pro blog que ele mantinha, caso tenham vontade de conhecer mais sobre esse homem fora do comum. (http://claudiobettegaemcena.blogspot.com/)

Acordar com uma notícia assim te faz pensar muito no tempo. Dizem que o tempo não passa de um estado de espírito. E é verdade. Pra quem está feliz o tempo voa, pra quem está triste o tempo (e a vida) demora a passar. E em um segundo tudo muda. Em um segundo, o tempo já não existe mais. A carne já não existe mais. E você passa a ter todo o tempo do mundo. Parece confuso, eu sei. Mas a verdade é que esse "estado de espírito" chamado "tempo" é mal utilizado por nós, porque quando acordamos de manhã a primeira coisa que surge no nosso inconsciente é que temos todo o tempo do mundo. Temos mesmo, só que essa vida é única, mesmo que você acredite em reencarnação. Pra esse eu você não retorna. E é com esse 'eu' que você evolui. É esse 'eu' que vai fazer o seu próximo 'eu' ser uma pessoa melhor. 

Sendo assim, rasgue dinheiro se tiver vontade, mas aproveite pra tirar uma lição disso. Ande em uma velha bicicleta até se cansar. "Faça o que tu queres pois é tudo da lei." já dizia Raul. Algumas pessoas passam a vida toda tentando descobrir por que estão aqui quando a resposta está na cara delas: você está aqui pra viver e tirar disso uma lição. E essa lição pode ser só sua, ou você pode partilhar com outros. Escolha viver e não somente sobreviver. Você pode. Hoje, amanhã, não importa. Diga a quem ama, diga muito obrigada por existir. Ame. Não esqueça de amar. O amor move a vida, seja o amor próprio, o amor pelo outro, o amor por uma causa. "All you need is love".

Estou começando a me repetir pra parecer profunda, o que não é o caso aqui, então, nas palavras do sábio poeta Bettega, me despeço, indo aproveitar o dia de sol e a vida. (Sim, estou saindo do escritório agora, dizendo pra quem eu amo que os amo e pedindo perdão a quem devo desculpas)



By me, um dia aí...
por Cláudio Bettega
Crio um atalho, um desvio da sorte,
navego em mar brando e
exprimo o desgosto
em relação ao homem torpe,
à fuligem,
ao mau gosto.
Minha vida é meu pão, meu lugar, meu posto.
Ninguém pode me tirar
do meu cafofo
e depois debitar
da minha conta o imposto.



Saudades, daquela que sempre vai lembrar de alguém que a chamava de Orquídea.

6 comentários:

  1. Gostaria de externar meus pesares pela ausência de um grande amigo e também o espectador mais fiel e gentil que nos prestigiou.

    Kaká Hilgert e Jean Nicolardot.

    ResponderExcluir
  2. Bonita homengem, a altura de nosso grande amigo que deixará muitas saudades e grandes lembraças.

    ResponderExcluir
  3. Sim, nosso poeta vai deixar muitas saudades a todos nós... E infelizmente não pude estar lá pra me despedir, mas ele estará sempre vivo no coração dos amigos e das pessoas que admiravam seu talento...

    ResponderExcluir
  4. Muita força a família dele nesse momento, pois nem sempre entendemos como passar por essa dor, sentiremos falta da alegria dele e acima de tudo companheirismo, com seu apoio sentíamos mais vontade em lutar diariamente para levar a arte do qual tanto amamos para frente, Cláudio era um fiel espectador e sem dúvida nosso maior fã.

    Loverci Ferreira

    ResponderExcluir
  5. Sinto muito Pri... tanto a vc como a seus amigos e parentes do Cláudio Bettega. Afinal todos nós conhecemos alguém que sempre tem algo bom pra falar, mesmo que seja dificil de escutar. não conhecia ele mais se era seu amigo, e vc o admirava, com certeza era uma pessoa maravilhosa... que Deus nesse instante de toda a força e conforto que todos vcs precisarem ... "ele só mudou de palco, e agora vai conquistar nova palteia" .

    Édina

    ResponderExcluir
  6. Vou sentir saudades dele...um grande amigo!

    ResponderExcluir