quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Sobre recomeços...

16/12/2010
É engraçado como a nossa vida imita a arte. A minha, pelo menos, quando eu menos percebo, parece ser um roteiro escrito por... bem, por mim mesma. 

Hoje digo adeus ao "11 Dias". Talvez isso esteja me movendo ou tenha me movido essa manhã.  Ele nasceu no dia 16 de junho de 2010. O Brasil ainda não tinha perdido a Copa do Mundo pra Holanda e eu era uma pessoa completamente diferente. É aqui que realidade e ficção se encontraram na manhã de hoje.

Como minha personagem, Monica, foi levada ao topo de um prédio pela força do acaso, eu fui levada pelo Fabiano (e o acaso) ao lugar onde comecei a escrever essa história. Eu permaneci na garoa gelada olhando para a paisagem, absorvendo tudo que aconteceu nos últimos seis meses, as pessoas que cruzaram meu caminho, as pessoas que disseram adeus para sempre, os momentos que eu perdi por pensar tanto no amanhã e não viver o momento. Então, as 12 horas e 47 minutos do dia 16 de dezembro de 2010 eu aprendi a maior lição de todas: isso também vai passar.

Passamos pela vida tentando encontrar sinais, significados, nos preocupando com o futuro, sofrendo com o passado, em vez de viver o momento e sem se dar conta da maior verdade de todas: o momento passa. O momento SEMPRE passa. A boa notícia? Outro momento vem. Não vai ser o mesmo, não vai ter o mesmo gosto, não vai envolver as mesmas pessoas, mas você está vivo, certo?


Hoje entendi pra que servem os funerais. Eu nunca acreditei no fim da vida com a morte, sempre achei que continuasse do outro lado, sempre acreditei que a vida é eterna, portanto, funerais eram inúteis ao meu ver. Mas percebi que como na cena final de um roteiro, nós humanos procuramos um significado maior nas coisas, um momento de redenção antes do grand finale. Ansiamos tanto por isso quando o segredo é simplesmente deixar estar. Funerais nos ensinam isso. A despedida, a familiaridade do momento, o respeito, isso nos liberta de alguma forma porque sentimos que acabou e nós ganhamos força pra recomeçar. Afinal, morremos um pouco todo dia, pra renascer no dia seguinte, certo? 

16/06/2010
Por que não fazer desse renascimento o renascimento da nossa alma e abraçar essa vida nova, essa nova oportunidade, como se você realmente tivesse recebido a noticia de que vai viver. Encontre um lugar pra fazer seu próprio funeral, jogue tudo fora, viva. Vale a pena.







Pra terminar, leia isso:


Oportunidade
Pete Murray

E assim se vai mais um dia solitário
Você está economizando tempo mas está a milhas longe
Sua mosca estava se afogando em algum chá amargo
Por ter visto uma oportunidade perdida

Encontre seu espelho, vá e olhe para dentro
E veja o talento que você sempre esconde
Não engane a si mesmo, não hoje
A satisfação não está tão longe

Aguente firme agora, sua saída está aqui
Está esperando só por você
Não hesite por muito tempo
Está desaparecendo agora
Está tudo acabando muito rápido, você verá

Logo você verá

Seu café está quente, mas seu leite está azedo
A vida é curta mas você está aqui para florescer
Sonhe você mesmo ao longo de outro dia
Nunca deixe escapar uma oportunidade

Não tenha medo do que você não pode ver
O seu único medo é a possibilidade
Nunca se pergunte que diabos deu errado
Sua segunda chance pode nunca vir

Aguente firme agora, sua saída está aqui
Está esperando só por você
Não hesite por muito tempo
Está desaparecendo agora
Está tudo acabando muito rápido, você verá

Logo você verá


(And so it goes another lonely day/Your savin time but your miles away/Your fly was drownin in some bitter tea
For seeing lost opportunity // Find your mirror go and look inside / And see the talent you always hide/ Don't go kidd yourself well not today/Satisfaction's not to far away // Hold on now your exits here/ It's waiting just for you/Don't pause too long/It's fading now/It's ending all too soon you'll see //Soon you'll see// Your coffee's warm but your milk is sour/Life is short but you're here to flower/Dream yourself along another day/Never miss opportunity // Don't be scared of what you cannot see/Your only fear is possibility/Never wonder what the hell went wrong/Your second chance may never come along/Hold on now your exits here/It's waiting just for you/Don't pause too long/It's fading now/It's ending all too soon you'll see/Soon you'll see)








Um comentário: